Chanel S.A.
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Tipo
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privada
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Indústria
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Fundação
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1909
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Fundador(es)
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Sede
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Presidente
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John
Galantic
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Pessoas-chave
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Empregados
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1,270
(2010)
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Produtos
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€1.56
bilhões (2012)
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Sítio oficial
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Chanel S.A. ( /ʃəˈnɛl/; Francês: [ʃaˈnɛl]) é uma empresa
privada francesa que pertence a Alain e Gerard Wertheimer, netos
dePierre Wertheimer, que foi
um parceiro de negócios da couturière Gabrielle Bonheur Chanel. A Chanel S.A. é
uma empresa especializada em alta-costura, prêt-à-porter, bens de luxo e acessórios de
moda.1 Quando
era jovem, Gabrielle Chanel ganhou o apelido Coco devido ao
seu trabalho como cantora. Ao trabalhar como designer de moda, Coco queria
fornecer as mulheres roupas elegantes, como blusas e ternos, calças e vestido,
e joias (pedras preciosas e joalharia) de aparência simples, para substituir o
opulento, peças mais projetadas e roupas e acessórios constritivos do século
19. A marca já contou com modelos como Inès de la Fressange, Catherine
Deneuve, Carole Bouquet, Vanessa
Paradis, Nicole Kidman, Anna Mouglalis, Lucía Hiriart, Hope Portocarrero, Audrey Tautou, Keira
Knightley e Marilyn
Monroe. Atualmente o rosto mais importante da marca é a atriz Kristen
Stewart, sendo considerada a musa da Chanel.
História
Coco Chanel
A era de Gabrielle Chanel (1883-1971) na empresa
é, com certeza, a mais memorável marcada pelos vestidos caros e estilosos que
revolucionaram a indústria da moda mundial repletos de originalidade. Desde o
início Coco Chanel ocupava o cargo de Designer Chefe até o seu
falecimento em 10 de janeiro de 1971.
Começo e Reconhecimento (1909-1920)
No ano de 1909, Gabrielle Chanel abriu uma loja
no piso térreo do apartamento Balsan em Paris, este é o marco
inicial do que viria a se tornar um dos maiores impérios da moda no mundo. A
região da Balsan era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e
suas amadas, uma oportunidade para Coco vender seus famosos chapéus decorados.
Durante este período Coco se relacionou com Arthur Capel, um membro da elite
parisiense.
Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios
e a ajudou a adquirir um imóvel na Rue Cambon, n° 31 no ano de 1910. Já havendo uma
alfaiataria no local, Coco não pode produzir vestidos de alta costura no local.
Em 1913, a Chanel começou a produzir roupas esportivas femininas nas novas
filiais nas cidades de Deauville e Biarritz.
Coco detestava o estilo dessas mulheres que iam a essas cidades durante o Verão e
suas roupas acabaram fazendo parte da Belle Époque.
O carvão estava escasso na época da Primeira Guerra Mundial e as
operárias precisavam de roupas de qualidade que se encaixassem nas condições de
trabalho. Os desenhos Chanel naquela época foram afetados pelo novo conceito de
desporto feminino. A época da I Guerra, Coco ainda abriu uma loja maior em
frente ao Hotel Ritz Paris e
pode desenvolver seus casacos e saias.
A moda de Coco se tornou famosa mundialmente a
partir de 1915 por causa de sua simplicidade ao desenhar. Entre 1915 e 1917 a
revista Harper's Bazaar listou a Chanel na relação
dos mais vendidos da época. Coco criou sua reputação como uma excelente
estilista de moda meticulosa.
Seguindo as tendências da década de
1920, Coco produziu seus primeiros vestidos frisdos e introduziu os ternos três peças que
até hoje ditam moda em Londres. Em 1921 foi criado o perfume Chanel nº 5 um
verdadeiro sucesso considerado por muitos estudantes de moda como um dos
movitos da ascensão de Coco.
Chanel e o Nazismo (1930-1950)
Os vestidos da Chanel se envolveram com o estilo
alongado feminino. Os vestidos de verão, desenhados por Coco em 1937, possuiam
contrastes na cor e na forma. Ao longo da década de 1930, Elsa Schiaparelli
competiu de forma acirrada com Chanel, mas foi uma rivalidade de curta duração.
Chanel lançou uma exposição de jóias em 1932
dedicada especialmente ao diamante. Várias das peças, incluindo os colares
chamados "Cometa" e "Fountain" que foram re-introduzidos
pela Chanel em 1939.
Quando a Segunda Guerra Mundial estorou em 1939,
Chanel se aposentou e instalou-se no Hotel Ritz Paris com seu novo parceiro, o
oficial alemão Hans Gunther von Dincklage. Somente seus perfumes e acessórios
foram vendidos durante essa época.
Quando a França ficou sob o controle de Adolf
Hitler em 1940, os nazistas fizeram o Hotel Ritz seu quartel-general francês.
Pierre Wertheimer e sua família fugiram para os Estados Unidos e antes que Coco
pudesse reassumir a diretoria da empresa, Wertheimer fez uma procuração
"ariana" na empresa.
Rumores históricos confirmam que Coco foi uma
leal aliada dos alemães. O biógrafo Edmonde Charles-Roux afirma que a
inteligência alemã a mandou para a "uma visita a Winston Churchill como
parte de um missão de paz em segredo."
Coco Chanel foi presa logo após a libertação da
França do nazismo sob acusação de cumplicidade com os alemães, mas Churchill
interveio em nome dela e a libertou. Após a guerra Coco foi rejeitada pelos
políticos franceses e fugiu para a Suíça.
Na ausência de Coco, Pierre Wertheimer voltou a
Paris para controlar os negócios da família Wertheimer e Coco criou sua própria
coleção de perfumes. Wertheimer sentiu seus direitos legais violados e teve de
indenizar cerca de 400 mil dólares a Coco, o equivalente a 2% dos produtos da
empresa. Coco parou de fazer perfumes, após o acordo.
O Recomeço (1950-1970)
Chanel voltou a Paris em 1953 e descobriu que Christian
Dior já dominara o mercado da alta costura. Pierre colaborou
muito com Coco para reerguer a companhia e juntos introduziram as famosas
bolsas de couro e os seus primeiros perfumes masculinos. Chanel chegou a
receber o Fashion Oscar de 1957
pela sua coleção de primavera. O herdeiro de Pierre Jacques Wertheimer tomou o
lugar do pai em 1965.
Gabrielle "Coco" Chanel morreu em 10
de janeiro de 1971 com 87 anos de idade e ainda confecionando peças de roupas
para a sua empresa. Seu último trabalho famoso foram os uniformes para a Olympic
Airlines em 1969. Após sua morte, a liderança da empresa foi
conferida a Yvonne Dudel, Cazaubon Guibourge Jean e Philippe.
A Casa Chanel continuou o sucesso de moda e
Jacques Wetheimer comprou toda a empresa. Os críticos afirmaram que durante sua
liderança a empresa não recebeu muita atenção da família Wetheimer que se
dedicava mais a criação de cavalos.
Em 1974, a Casa Chanel lançou a linha Cristalle que
foi desenhada quando Coco Chanel ainda era viva.
Hoje
Enquanto Alain Wertheimer permanece presidente
da Chanel a empresa viveu uma certa modernização na produção. Em 2002 foi
lançado o relógio unissex J12, considerado revolucionário e a
fragrância Chance, com um aroma de surpresa e glamour.
A Casa da Chanel também fundou a empresa
"Paraffection" que reuniu os cinco "Ateliers d'Art":
"Desrues" para ornamentação, "Lemarié" de penas e camélias,
"Lesage" de bordadeira, "Massaro" de sapateiro e
"Michel" de chapéus.
Para agradar aos seus seguidores mais jovens, a
Chanel introduziu o "In-Between Wear" em 2003. Joana
e Isabella são as inspirações para o ínicio de "In-Between
Wear", e são exemplos de jovens maravilhosas. Nesse mesmo ano,
com a imensa popularidade, a Chanel criou uma nova grande filial no centro de
Paris. E abriu novas lojas em Hong Kong e Tóquio.
Em novembro de 2009 foi lançado no
Brasil o filme Coco Antes de Chanel que conta a
história de Coco Chanel da juventude pobre até a
nobreza como uma importante estilista européia.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chanel
Acesso: 03/08/15 às 15:10
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